Ensino

ENSINO

_______________RESULTADOS DOS PROJETOS DA UFES RELACIONADOS AOS ODS - 2022_______________

Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA)

ODS 4

Metas

Descrição meta

Quantidade

projetos

Título do Projeto

Centro da Ufes

4.3

Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade

 

 

6

Reforço acadêmico às disciplinas do ciclo básico Programa de Monitoria de Física

Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)

4.4

Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

 

1

A hablar por los codo

Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

4.7

Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

 

 

 

 

1

Possibilidades para o atravessamento da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem das disciplinas básicas oferecidas aos cursos de graduação na Ufes/Alegre

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)

 

Projetos de Ensino

Quantidade

Projetos

Meta 4.3

Título do projeto Centro da Ufes
5 Desenvolvimento e aplicação de abordagens diferenciadas visando à aprendizagem dos alunos Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
2 Ações educativas pelo e para o lazer – projetos de intervenção e pesquisa Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
4 Estágio em Farmácia Clínica como estratégia de vivência prática visando adequação a novas diretrizes Centro de Ciências da Saúde (CCS)
1 Investigações em temas interdisciplinares como estratégia de engajamento dos estudantes Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)
1 Matemática Aplicada e cálculo diferencial e integral aplicado Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)
1 A física da matemática e vice-versa Centro de Ciências Exatas (CCE)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

- Edital Prograd nº 032/2022 - Processo seletivo para bolsa de iniciação à docência (270 vagas);

- Editais Prograd nº 033 e 034/2022 - Seleção de Professores Supervisores (30 vagas).

 

_______________PROJETOS E PROGRAMAS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - 2021_______________

Foram analisados 25 projetos e programas da Prograd realizados no ano 2021.

Quantitativo de projetos de ensino relacionados aos ODS

 

Quantitativo de Programas relacionados com ODS 

 

Descrição das Metas do ODS 4 identificadas nos Programas e Projetos de ensino:

 

_______________PROJETOS E PROGRAMAS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - 2016 A 2020_______________

De acordo com o Guia “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, 2017)” a educação é explicitamente formulada como um objetivo independente – o ODS 4, que é tanto um objetivo em si mesmo como um meio para atingir todos os outros ODS. Não é apenas uma parte integrante do desenvolvimento sustentável, mas também um fator fundamental para a sua consecução. É por isso que a educação representa uma estratégia essencial na busca pela concretização de todos os ODS.

Nesse contexto, foram analisados os Projetos e Programas de Ensino realizados na Ufes, que apresentassem relação com as metas brasileiras do ODS4. 

Projetos de ensino

Visam ao acompanhamento acadêmico dos estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e o combate à retenção, ao desligamento e a evasão nos cursos de graduação da Ufes.

Foram analisados 74 projetos de ensino nesse período sendo que, 55 (74%) desses possuíam relação com as metas 4.3; 4.4; 4.5 do ODS 4. Entre os projetos mapeados estão:

  • Produção de material audiovisual, em libras.
  • Internet das coisas como plataforma multidisciplinar de aprendizagem.
  • Projeto de universalização da Língua Portuguesa.

Programas de ensino

Os programas visam à criação de atividades que propiciem uma melhor inserção do estudante no ambiente acadêmico, o acompanhamento de seu desempenho durante o curso, e a preparação de sua passagem para a vida profissional. Também visam obter como resultado o desenvolvimento do protagonismo do estudante, no que tange a sua formação.

No período de 2018 a 2020 foram analisados 45 projetos de ensino sendo que, 37 (88%) desses possuíam relação com as metas 4.3; 4.4 e 4.7.  Entre os projetos realizados, citam-se:

  • Reforço acadêmico às disciplinas do ciclo básico.
  • Tutoria entre pares: apoio, acompanhamento e orientação à vida acadêmica de estudantes do CEUNES.
  • Aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e iniciação à docência dos discentes do Curso de Odontologia.

Programas relacionados à Meta 4.4

  • Programa Integrado de Bolsas (PIB)
    Apoia atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos estudantes atividades extracurriculares complementares à formação acadêmica.
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
    O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
  • Programa Residência Pedagógica
    É uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
  • Mobilidade acadêmica
    É um programa que permite que alunos vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes cursem, em outra Instituição Federal de Ensino Superior – IFE, e vice-versa, disciplinas pertinentes a seu curso de graduação, complementando  seus estudos e enriquecendo a sua formação.
  • Programa de Educação tutorial (PET)
    É o Programa de Educação Tutorial, que reúne nos campi Goiabeiras e São Mateus da Ufes, 13 grupos em 20 diferentes áreas do conhecimento, e tem como objetivo promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Programa relacionado à Meta 4.7

  • Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino de Graduação (Pró-Ensino):
    Reúne um conjunto de políticas de ensino que teve como pilares os princípios, resumidamente, são princípios que sinalizam para uma formação com responsabilidade social; para uma formação cidadã, autônoma e crítica; ensino articulado à pesquisa e extensão, como estratégia de aprendizagem significativa das áreas de conhecimento; formação estreitamente comprometida com e para o respeito à diversidade e à pluralidade.

Para mais informações sobre os Projetos e Programas de ensino realizados na Ufes, acesse: https://prograd.ufes.br/

Fonte: Dados obtidos por meio do projeto de pesquisa Identificação das atividades relacionadas com a Agenda 2030 na Universidade Federal do Espírito Santo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910