Pesquisa

A contribuição das universidades para os ODS ocorre em 4 dimensões: pesquisa, extensão, ensino e gestão. 

PESQUISA

_______________RESULTADOS DOS PROJETOS DE PESQUISA RELACIONADOS AOS ODS - 2022_______________

Classificação dos projetos de pesquisa analisados conforme ODS. Total de projetos: 227

Exemplos de projetos de pesquisa:

ODS 3: Perfil de incidência de tuberculose nos municípios do estado do Espírito Santo, Brasil;

ODS 4: Processos Educativos em Contextos de Desigualdades Sociais e Raciais;

ODS 9: Avaliação do desempenho de dispersantes químicos em petróleos brasileiros para mitigação em casos de derramamentos;

ODS 14: Sistema multiusuário de detecção, previsão e monitoramento de derrame de óleo no mar;

ODS 15: Produção de espécies florestais em sistemas agroflorestais

 

_______________RESULTADOS DAS AÇÕES DA UFES RELACIONADAS AOS ODS - 2021_______________

Foram analisados 582 projetos de pesquisas, dos quais cerca de 60% possuíam relação com algum dos ODS. Não houve projeto relacionado ao ODS 1.

Classificação dos projetos de pesquisa conforme ODS

 

_______________RESULTADOS DAS AÇÕES DA UFES RELACIONADAS AOS ODS - 2015 A 2020_______________

O primeiro passo para engajamento nos ODS é mapear o que a universidade já está fazendo em relação a eles. A Ufes começou pelo mapeamento dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, revelando ações em todos os 17 ODS. Como destaque, temos a maior quantidade de projetos de pesquisa alinhadas aos seguintes objetivos: ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável) e ODS 15 (vida terrestre), como pode ser visto no gráfico abaixo.

Outra forma de contabilizar as ações de pesquisa da Ufes ligadas aos ODS é analisar as publicações científicas. Foram quase 3.000 artigos científicos publicados entre 2015 e 2020 que se alinham com pelo menos um ODS. Novamente o ODS 3 (saúde e bem estar) predomina com mais de 900 artigos científicos, seguido do ODS 15 (vida terrestre) com mais de 300 artigos, ODS 7 (energia lima e acessível) com mais de 200 e ODS 14 (vida na água) com quase 200 artigos. Também merecem destaque o ODS 2 (fome zero e agricultura sustemtável), ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 12 (consumo e produção responsáveis), como podemos ver abaixo.

Foram analisados mais de 3.200 projetos de extensão e pesquisa registrados nas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (Proex), visando identificar aqueles que estivessem em consonância com alguns dos 17 ODS, a partir do ano seguinte à implantação da Agenda 2030 (setembro de 2015). Fonte: Lucas José Teodoro Lobato e Fernando Dangremon Viana (2021).

Fonte: Dados obtidos por meio do projeto de pesquisa Identificação das atividades relacionadas com a Agenda 2030 na Universidade Federal do Espírito Santo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910