Quem somos

Em julho de 2020, foi estabelecida a Comissão da Agenda 2030 na Ufes para dar início ao Projeto Institucional Agenda 2030 na Ufes. O projeto nasceu por iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) em levantar as ações de sustentabilidade na Ufes, a exemplo do que se faz em outras universidades com destaque internacional. O projeto conta com a participação de doze servidores de diversos setores, incluindo professores e técnicos-administrativos em educação. Além de mapear as ações de pesquisa, extensão, gestão e ensino existentes, o projeto busca avaliar as possibilidades de integração, implantação e incorporação dos ODS nas estratégias, políticas e planos da Universidade e também monitorar, avaliar e comunicar as ações da instituição com respeito a esses objetivos.

Além de produzir e difundir conhecimento nas áreas ligadas aos ODS, a Ufes tem uma grande articulação com diversos setores da sociedade, em diferentes escalas. Por exemplo, no âmbito regional, a Ufes colabora com o Movimento Nacional ODS-ES. Já na esfera internacional, a Ufes ingressou na iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (UN Academic Impact, UNAI em inglês). A universidade também é signátaria do SDG Accord, que promove o alinhamento das instituições de ensino supeiror com os ODS. Em julho de 2021, a Ufes foi aceita como membra da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network, SDSN) da ONU, que mobiliza conhecimentos científicos e tecnológicos globais para promover soluções práticas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris sobre o Clima.

logos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.